segunda-feira, 22 de junho de 2009

O significado da notícia

A importância dos textos opinativos no jornalismo
Acordar pela manhã e ir a busca de informações que irão direcionar o resto do seu dia. Essa é a rotina de milhões de brasileiros, que entendem os fatos divulgados nos jornais como possibilidades em suas vidas. Porém, entre o turbilhão de notícias disparados pela mídia diariamente, há sempre uma informação em destaque. Um fato cujo significado possui uma amplitude difícil de ser mensurada pelo cidadão comum, na rotina estressante do cotidiano. Por esse motivo, o jornalismo possui um gênero dedicado à discussão das temáticas dessas notícias. Nesse espaço, onde informação se confunde com opinião, o objetivo é ampliar o entendimento do público sobre o tema, ainda que seja sobre o ponto de vista de um único indivíduo ou grupo empresarial.
Desde quando surgiram os primórdios plafletários, responsáveis por originar o jornalismo que se faz atualmente, a sociedade começou a discutir a carga ideológica presente nos textos publicados. Somente com a profissionalização da atividade jornalística, sobretudo a partir da década de 30, as informações passaram a ser conduzidas de maneira especificas, trazendo em seu próprio formato um significado que devesse ser compreendido pelo leitor, ouvinte ou telespectador, a exemplo da notícia, que se resume ao relato dos fatos, ou mesmo a reportagem, que contextualiza a informação e traz opiniões diversas sobre o ocorrido.
Nesse panorama, o jornalismo opinativo revelou ao Brasil comentaristas, articulistas, cronistas, colunistas e outros, que se tornaram referência no debate de determinados temas. Chega a ser imprescindível a um jornal manter esses profissionais, responsáveis por revelar a face mais profunda da informação, além de dar dimensões futuras de um fato à sociedade.
No âmbito do editorial, texto incumbido de expor a opinião do veículo, é preciso analisar todo o processo de formação da atividade jornalística para compreender a importância deste texto. Fruto das inovações tecnológicas, o jornalismo se expandiu junto à revolução industrial e, por conta disso, bebeu nas fontes do capitalismo emergente, em um mundo moderno. Desse modo, os veículos de comunicação se tornaram empresas jornalísticas, que todos os dias tiram do forno informações quentinhas para seus consumidores. Enquanto empresas, os jornais possuem interesses e posicionamentos particulares, que representam o pensamento de seus donos, que são expostos no editorial.
Mas, a forma como o jornalismo opinativo atua sobre a opinião pública revela a importância do desses textos para os rumos políticos do país. Quando a imprensa é livre para expor opiniões que confrontem ou abonem atitudes, a população é impulsionada a se posicionar diante dos fatos, exigindo explicações. Exemplo disso foi o bate boca dos ministros do supremo. As colunas, comentários e editoriais mostraram o significado do “vossa excelência me respeite”, detonando uma manifestação no congresso para o afastamento de Gilmar Mendes, acusado pela imprensa de beneficiar banqueiros.

Nenhum comentário: